04/04/2025
BELO HORIZONTE
Em um cenário onde a precisão e a segurança dos dispositivos médicos são imperativas, a ANBIOTEC BRASIL (Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida) em colaboração com a VISA-MG (Vigilância Sanitária de Minas Gerais) realizam o Seminário Regulatório sobre Dispositivos Médicos 2025.
Marcado para a terça-feira, 8 de abril, o evento será realizado na sede do Governo de Minas Gerais, a Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Toda a programação vai ocorrer no Auditório JK e tem como ponto central alinhar os conhecimentos, discutir pautas sanitárias e regulatórias, além de fortalecer a sinergia entre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e o setor regulado.

“Este encontro anual é fundamental para o setor de dispositivos médicos. A parceria com a VISA-MG nos permite alinhar as práticas regulatórias e promover um ambiente de segurança e inovação. Discutiremos temas cruciais como a RDC 591/2021, a tecnovigilância e os novos procedimentos de inspeção, que são essenciais para garantir a qualidade e a segurança dos produtos de saúde que chegam à população,” afirma a presidente-executiva da ANBIOTEC BRASIL, Vanessa Silva da Silva.
Para o diretor de Vigilância em Medicamentos e Congêneres da VISA-MG, Alessandro de Souza Melo, o encontro entre os inspetores e os fabricantes de dispositivos médicos é um momento essencialmente necessário para a atualização dos profissionais do setor.
“A gente tem orgulho em fazer desse evento um momento de interação do órgão regulador à vigilância sanitária com as empresas, onde de uma maneira bem clara, bem prática, bem transparente, expomos as nossas dúvidas, as nossas preocupações a fim de tomar as melhores decisões em alinhamento para termos produtos com a qualidade e seguros para a saúde pública”.
Saiba mais detalhes sobre a programação
O evento terá início às 13h com o credenciamento do público, seguido pela abertura oficial às 13h15, com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde. Às 13h30, a primeira palestra abordará a RDC 591/2021, que dispõe sobre a identificação de dispositivos médicos regularizados na Anvisa, por meio do sistema de Identificação Única de Dispositivos Médicos (UDI).
Na sequência, às 14h30, será discutida a Importância da Tecnovigilância. Já às 15h45, haverá a apresentação sobre os novos procedimentos de inspeção em fabricantes de dispositivos médicos (produtos para saúde).
Segundo a organização, neste momento será abordada as últimas atualizações e metodologias utilizadas nas inspeções, garantindo que os fabricantes estejam em conformidade com as regulamentações vigentes e que os produtos oferecidos ao mercado sejam seguros e eficazes.