BRASÍLIA – Nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, a presidente-executiva da ANBIOTEC Brasil, Vanessa Silva da Silva teve a honra de representar Associação no lançamento do programa Nova Indústria Brasil, durante a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto.
Durante a reunião, o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, entregou a nova política ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi organizada por meio de seis missões industriais, com plano de ações para o período 2024-2026, com recursos não reembolsáveis e linhas de créditos especiais no valor de R$ 360 bilhões, sendo um aumento de R$ 60 bilhões em relação ao plano inicial.
O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa, nesta quarta-feira (7), durante o Congresso Aço Brasil, em São Paulo.
A política federal estabelece metas para o desenvolvimento industrial, abrangendo os setores de:
- infraestrutura, moradia e mobilidade;
- agroindústria;
- complexo industrial de saúde;
- transformação digital;
- bioeconomia e transição energética;
- e tecnologia de defesa.
O NIB busca estimular setores estratégicos por meio de compras públicas, assinando decretos que definem áreas sujeitas a exigências de aquisição nacional. Essa estratégia visa impulsionar a transição energética, a economia de baixo carbono e a mobilidade urbana, segundo informações do governo federal.
Atuando como Conselheira do CNDI tenho a honra de anunciar que a ANBIOTEC Brasil contribuiu com a análise do texto do novo plano industrial, propondo o incentivo no desenvolvimento de novas soluções em terapia avançada, diagnóstico, kits para diagnóstico e bioinsumos para as áreas de saúde e agronegócios, as quais foram acatadas pelos membros do Conselho.