Confira, aqui, as principais informações sobre a instituição e sobre o mercado de biotecnologia e ciências da vida.
BELO HORIZONTE – Entre os dias 21 e 24 de maio, São Paulo sediou a Feira Hospitalar 2024, reconhecida como o maior encontro do setor de saúde na América Latina. Promovido e organizado pela Informa Markets Latam, com o apoio da ANBIOTEC Brasil, o evento ocorreu no São Paulo Expo, importante centro de convenções da capital paulista.
O evento reuniu os principais players do setor de saúde, incluindo profissionais, empresas e organizações, com o propósito de apresentar inovações, compartilhar conhecimento e discutir os desafios e oportunidades do mercado.
Durante a programação, foi realizado o 6º Fórum da ANBIOTEC, cujo tema foi “Biodiversidade e Sustentabilidade para Inovar e Fortalecer a Cadeia de Saúde no Brasil”. Promovido pela Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (ANBIOTEC), o Fórum teve como proposta destacar a importância da biodiversidade brasileira e promover práticas sustentáveis que pudessem impulsionar a inovação no setor de saúde.
Confira, a seguir, alguns dos destaques do fórum:
“Essa implementação de novas tecnologias gera oportunidades que interessam a todo o setor. Pensando nisso, temos nos dedicado a manter e garantir que a regulação seja moderna e capaz de atender às inovações que chegam ao mercado brasileiro”, enfatizou Geyer.
Nesse contexto, no início do ano, entrou em vigor um novo edital voltado para produtos de inovação, como parte de um projeto piloto. Nele, a Anvisa posicionou-se como apoiadora das empresas inovadoras, acompanhando todo o processo de desenvolvimento dos produtos. Assim, quando esses chegaram à fase de regulação, a documentação necessária já estava preparada, tornando o processo mais fluido.
Além disso, a agência buscou, por meio deste edital, identificar produtos que oferecessem benefícios econômicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando sua preocupação com o impacto financeiro positivo para o sistema de saúde.
“Um aspecto importante observado foi a exigência de que 50% dos processos selecionados fossem destinados a produtos cujo desenvolvimento ocorresse no Brasil. Essa medida visou fomentar a indústria nacional e contribuir para o desenvolvimento local”, reforçou Geyer.
Por fim, para fortalecer ainda mais o suporte e aprimorar o processo de regulamentação, Augusto enfatizou a publicação da Resolução RDC 848/2024, que abordou a segurança e o desempenho dos produtos. Uma série de capacitações para as empresas foi realizada, garantindo que estivessem preparadas para o futuro e em conformidade com as novas exigências regulatórias.
Com informações,
Assessoria de Comunicação
ANBIOTEC Brasil
ANBIOTEC BRASIL é uma associação dedicada ao avanço e fortalecimento da biotecnologia e das ciências da vida no Brasil.
SEDE
Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC)
Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 – 4º andar
Engenho Nogueira, Belo Horizonte/MG
CEP: 31310-260.
ESCRITÓRIO CORPORATIVO
Rua Ministro Orozimbo Nonato, 215
6º andar – Salas 13 e 15, Vila da Serra, Nova Lima/MG
CEP: 34006-053.