13/03/2025

BRASÍLIA (DF) – A ANBIOTEC Brasil e a CBDL participaram de uma reunião do sexto Grupo de Trabalho (GT) de cadeia produtiva, promovida pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). O encontro, realizado nesta quarta-feira (12), teve como proposta trabalhar a reestruturação das políticas de inovação tecnológica para a política industrial brasileira, com foco em dispositivos médicos.

O GT também propõe a elaboração e coordenação de medidas para o desenvolvimento de capacidades empresariais, produtivas e tecnológicas para enfrentar desafios específicos ligados às cadeias produtivas prioritárias das missões da NIB (Resolução CE/CNDI/MDIC nº 6, de 29/10/2024).

“A reunião foi um passo importante para o desenvolvimento da indústria de dispositivos médicos no Brasil, pois temos cadeias produtivas importantes a serem consideradas na área de saúde, como a cadeia de Diagnóstico Laboratorial e a de produtos e insumos biológicos que precisam atender à demanda da população brasileira, em especial a do SUS”, disse Vanessa Silva da Silva, presidente executiva da ANBIOTEC Brasil.

Crédito: ANBIOTEC Brasil/ MDIC

Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL, também comentou sobre a reunião do sexto GT: “Em parceria com a ANBIOTEC, queremos propor um grupo de trabalho focado em diagnóstico in vitro, mais especificamente testes rápidos/PoC (Point of Care), com o objetivo de incluir o setor, essencial para atendimento às demandas de ampliação da testagem e assim promover o acesso assertivo a terapias cada vez mais adequadas. Queremos fazer um mapeamento completo, avaliando quem são os produtores, quais técnicas estão sendo utilizadas e quais são os principais desafios enfrentados e oportunidades a serem alcançadas pelas indústrias”, destaca. Tal proposta foi aceita e tal encaminhamento será feito por CBDL e ANBIOTEC.

Para a continuidade dos trabalhos, o MDIC propôs um prazo de 15 dias para que as associações empresariais apresentem os desafios de suas cadeias produtivas. A segunda reunião para iniciar a construção dos planos de ação deverá acontecer em maio deste ano, seguida da terceira e quarta reuniões, para aprovação dos planos de ação e acompanhamento.

Com informações, Assessoria de Comunicação (ASCOM) ANBIOTEC Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *