Anbiotec

Startup da Rede
ANBIOTEC BRASIL vence prêmio internacional

O concurso 100K LATAM objetiva promover o desenvolvimento de empreendimentos na América Latina e no Caribe. A competição busca incentivar empreendedores com capacidade de gerar impacto na região por meio de projetos inovadores, preferencialmente de base tecnológica e/ou cadastrados na economia do conhecimento.

Dessa forma, espera-se contribuir para o desenvolvimento econômico, social e / ou ambiental dos países da região. O concurso tem três categorias diferentes dependendo da maturidade da ideia: Pitch, Accelerate e Launch. Os projetos são avaliados por um júri de especialistas do setor, referências do ecossistema empreendedor, acadêmicos e empresários. O concurso concede mais de $100.000 em prêmios.

A MicroCiclo Biotecnologia, que faz parte da Associação Brasileira Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec Brasil), representou o Brasil na etapa final da categoria Accelerate, da qual foi a vencedora.

A startup foi fundada por discentes e pós-doutorandas do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob supervisão da Dr. Lucymara Fassarella Agnez Lima, professora titular do Departamento de Biologia Celular e Genética e docente permanente dos programas de Pós-graduação em Biotecnologia (RENORBIO) e de Bioquímica (UFRN) dos quais as discentes e pós-doutorandas fazem parte.

Segundo a Dra. Lucymara, mais do que ganhar o prêmio em si, participar da competição tem proporcionado mentorias de capacitação e abre portas para novos contatos o que tem sido muito enriquecedor para todo o time.

“Ganhar um prêmio como esse é bastante encorajador. Fomos avaliadas por um júri de especialistas internacionais e ter a aprovação mostra que estamos trilhando um caminho certo, que nosso projeto realmente atende a demandas da sociedade. É por meio destes processos de avaliação rigorosos que temos mais oportunidades de crescer.” – Declara a supervisora.

A startup nasceu em 2020 e já acumula algumas conquistas, foi uma das 10 startups brasileiras selecionadas a participar do programa Academy-Industry Training 2020-2021 (Swissnexbrazil), foi finalista na categoria Pitch do $100K LATAM 2020 e vendedora do prêmio Open Labs Brazil – SENAI Química Verde.

Na cerimônia de encerramento da competição, que foi transmitida pelo canal YouTube do ITBA Universidad, a MicroCiclo foi representada pela CEO Carolina Fonseca Minnicelli.