BRASÍLIA – A Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (ANBIOTEC Brasil) teve o privilégio de participar da 4ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido também como Conselhão, realizada no Palácio do Itamaraty.
A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e conduzida pelo ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, contando ainda com várias autoridades, dentre eles:
– ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Mário Macedo;
– ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino;
– ministra-substituta de Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha;
– ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
– ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet;
– ministra de Meio Ambiente, Marina Silva;
– ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos;
– ministro de Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goes;
– ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha;
– secretário-executivo de Relações Internacionais, Olavo Noleto Alves;
– presidenta da Petrobrás, Magda Chambriard;
– presidente da Embratur, Marcelo Freixo;
– embaixador André Aranha Corrêa do Lago.
A presidente executiva da ANBIOTEC Brasil, Vanessa Silva da Silva destaca a importância de participar da reunião e de se reunir com representantes de outras associações, dentre eles o CEO da Ubrabio, Donizete Tokarski e o presidente da ABBI, Thiago Falda.
A presidente executiva da ANBIOTEC Brasil, Vanessa Silva da Silva destaca a importância de participar da reunião e de se reunir com autoridades. “Ao longo do dia, conversei com conselheiros e assessores de ministros sobre os desafios da indústria brasileira, em especial das inovadoras de pequeno e médio portes. Alguns destes desafios envolvem o reconhecimento do SUS para compra de tecnologias inovadoras (como o PoC) e o lançamento de editais de fomento apropriado às PMEs, com contrapartidas apropriadas e proporcionais às suas capacidades financeiras”, pontua.
A participação da ANBIOTEC reforça a importância da integração do setor de biotecnologia e ciências da vida nas discussões sobre desenvolvimento sustentável, garantindo políticas públicas alinhadas às necessidades da indústria brasileira.
A ANBIOTEC Brasil reafirma seu compromisso em:
- Assegurar protagonismo das empresas nos eventos internacionais no Brasil
- Fortalecer o pacto federativo brasileiro
- Representar pequenos, médios e grandes empresários
- Contribuir para um futuro mais promissor e saudável, garantindo que as políticas públicas reflitam as realidades e necessidades da indústria brasileira.
A entidade reafirma o compromisso em assegurar o protagonismo das empresas de ambos os setores nos grandes eventos internacionais realizados no Brasil e de fortalecer o pacto federativo brasileiro, levando a voz dos pequenos, médios e grandes empresários, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor e em prol da saúde no país.do para a construção de um futuro mais promissor e em prol da saúde no país.