A ANBIOTECBrasil parabeniza o novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim. Nesta quinta-feira, 31 de março, foi realizada a transmissão do cargo pelo ex-ministro Marcos Pontes, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Sem ciência e tecnologia não se transforma um país. Só vamos avançar de uma forma coesa, integrada e convergente com educação, ciência e tecnologia. Não existe outro caminho”, declarou o novo ministro em seu discurso de posse. Alvim ainda destacou o propósito de melhorar a vida do povo brasileiro e pontuou a necessidade de um maior orçamento para a Ciência. “Precisamos de investimento estratégico que tem que ter foco e compromisso com o resultado para se chegar ao desenvolvimento inclusivo e sustentável do país”.
Também fez um recorte da sua atuação como secretário de empreendedorismo, reforçando a parceria com demais órgãos e ministério. “Traçamos uma linha de trabalho conjunto e colhemos resultados”.
Para além disso, Paulo Alvim assegurou que o Brasil tem capacidade de conhecimento científico e tecnológico, laboratorial e de equipamentos.
Paulo Alvim é parceiro da ANBIOTEC e apoia todas as iniciativas realizadas pela associação. Inclusive participou do painel sobre Governança em Biotecnologia e Saúde: políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira, do Fórum de Inovação Anbiotec Brasil, realizado em 2021, em Recife (PE), durante a HospitalMed.
Na ocasião, o então Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, destacou que é fundamental fortalecer a formação de pesquisadores na área em todas vertentes. “Precisamos ampliar a capacidade de pesquisas, o que significa formar mais mestres e doutores, ampliando o fluxo de pesquisas e estar atento às inovações”, afirmou.