Anbiotec

Nova diretoria favorece a integração da biotecnologia com o mercado

“Ter uma visão sistêmica da pesquisa, desenvolvimento & inovação, integrada ao mercado em abrangência nacional e, até mesmo, transpassando interações globais que são intrínsecas à Biotecnologia”. Este é o propósito da nova diretoria de Relacionamento PD&I – Mercado da AnbiotecBrasil, que terá à frente o engenheiro químico, graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEQ/COPPE/UFRJ), Marcel Martins.

 Apaixonado pela vida na fusão da ciência com o empreendedorismo,  ele vinha atuando na AnbiotecBrasil como Community Leader.  CEO & CTO da Magtech Brasil, uma empresa de base tecnológica, nascente na universidade,  que desenvolve soluções para o mercado de Biotecnologia com foco em saúde, tem como linha de pesquisa o desenvolvimento de nanopartículas multifuncionais para aplicações biotecnológicas. Também é consultor e mentor de estruturação de empresas de base tecnológica.

marcel-martins-1.jpeg

Como o nome da diretoria sinaliza, a missão é desafiadora. Ele passa a representar o elo estratégico da “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, em todas as esferas,  incluindo relações governamentais, acadêmicas e jurídicas. Para Marcel, “é notório que a biotecnologia é o cerne da ‘revolução industrial’ que vivemos e, assim como a revolução tecnocientífica que a precede, engloba características que vão além das transformações industriais.”

Segundo ele, “impulsionado pelo grande avanço computacional dos últimos anos, vemos um aprimoramento acelerado de tecnologias que refletem em melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. E isso só é possível porque, cada vez mais, tem sido aproximado o setor de pesquisa científica do setor industrial.” 

O cenário é, enfim, de permanência de grandes desafios em aproximar ainda mais as áreas e tornar a linguagem entre elas unificada, para que avanços científicos possam transitar mais facilmente entre academia e mercado.