Anbiotec

Nanonib, associada Anbiotec, traz solução inovadora a base de nióbio que inativa o novo Coronavírus

A solução protege por 24 horas, pode ser aplicada como gel ou líquido e não agride as pessoas e o meio ambiente

Na última sexta-feira, 11 de setembro, foi divulgada a descoberta de pesquisadores da UFMG ao criar uma solução à base de nióbio capaz de proteger do novo coronavírus, por até 24 horas. A notícia teve repercussão nacional, ganhando destaque nos telejornais brasileiros, e é mais uma conquista para conter o avanço do vírus no país.

A eficácia da invenção, registrada pela startup Nanonib®, empresa associada da Anbiotec Brasil, criada pelo grupo da Universidade em parceria com investidores privados – foi comprovada em laboratório de nível de biossegurança NB-3, ambiente no qual se trabalha com microrganismos causadores de doenças humanas graves e caminha para estar disponível em breve para a sociedade.

Aplicada na forma de gel ou líquido spray, o produto tem ação prolongada para desinfecção das mãos e pele e não causou reações adversas, como sensação de ressecamento da pele. O produto também se mostrou ativo na proteção de superfícies em ambiente doméstico e equipamentos e utensílios nos ambientes médico e odontológico.

Embora a descoberta seja mais um avanço no combate à Covid-19, ela veio por a caso. A revelação se deu durante o processo de desenvolvimento de um outro produto, um clareador dental sem o uso de peróxido de hidrogênio (popularmente conhecido como água oxigenada). No decorrer dos estudos e testes, observou-se então que o protótipo tinha efeito bactericida em baixa concentração. A partir disso, foi levantada a hipótese que viria a ser confirmada a seguir: a solução também inativa a ação do novo coronavírus.

Segundo o professor e pesquisador-chefe, Luiz Carlos Oliveira, a principal vantagem deste produto em comparação às opções disponíveis no mercado é justamente sua ação prolongada. O produto não só elimina o vírus que estiver em contato, mas também permanece ativo para agir por até 24h matando a carga viral depositada. Além disto, o produto também pode ser formulado com menor concentração de álcool na formulação, sendo mais seguro o uso, com menor chance de irritações e dermatites, além de reduzir o risco de acidentes durante o manuseio.

Líder do grupo de pesquisa, o professor ainda explica que a Nanonib® produz, de forma única no mundo, compostos de nióbio na forma gel, sem utilizar solventes orgânicos ou polímeros e, por isso, sem comprometer a saúde nem o meio ambiente.

“Vamos criar soluções contendo moléculas inovadoras de nióbio, de baixo custo de produção e versáteis, já que também poderão ser inseridas em produtos de limpeza e cosméticos disponíveis no mercado.” Ele acrescenta que as potencialidades da descoberta desses materiais avançados de nióbio extrapolam o uso no combate ao novo coronavírus. “Em testes preliminares, eles apresentaram excelentes propriedades e ações fungicida, bactericida e virucida.”

Os estudos foram realizados no laboratório de virologia da USP, referência em Estudos Clínicos com agentes de risco para humanos, como o novo coronavírus. A expectativa é que o produto chegue ao mercado em breve, assim que for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, por um preço acessível à população.

A STARTUP POR TRÁS DA DESCOBERTA

Com sede no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), a Nanonib® é associada da Anbiotec Brasil e foi fundada em 2019 com foco na produção de materiais avançados e novos produtos contendo o nióbio para aplicações diversas nas áreas de saúde e cosméticos.

Os sócios pesquisadores são professores da UFMG e protagonizaram diversos casos recentes de licenciamento e transferência de tecnologia da Universidade. “A parceria com investidores de risco foi fundamental para o sucesso até aqui. Aproximar a academia do setor produtivo é fundamental para que mais iniciativas como a da Nanonib® surjam e beneficiem a sociedade”, afirma Luiz Carlos Oliveira.

Segundo o professor, a expertise da equipe é focada em ciência pura e aplicada nas áreas de síntese de novos materiais, catálise, química computacional e cálculos teóricos. Os pesquisadores atuam em diferentes linhas, com destaque para a síntese e aplicação de compostos contendo nióbio.

“As tecnologias desenvolvidas com o nióbio têm alto grau de ineditismo e grande potencial de geração de valor e podem ser de interesse estratégico e econômico para Minas Gerais, que tem a maior produção de nióbio no mundo”, diz Oliveira. Ele comenta que a Nanonib® é a primeira spin-off no mundo a criar produtos à base de nióbio para aplicações nas áreas de saúde e cosméticos. A plataforma de nióbio deverá incorporar outras tecnologias e materiais nobres desenvolvidos no Departamento de Química da UFMG e nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

Para a produção e comercialização dos produtos à base de Nióbio, foi feita uma parceria estratégica entre Nanonib com uma fabricante de cosméticos de MG. Esta parceria prevê a transferência de tecnologia sobre os insumos à base de Nióbio e o desenvolvimento conjunto de produtos que serão lançados ao mercado.

A parceria com a YEVA Cosmétiques, empresa cosmética referência em nanotecnologia, com foco de investimento em P&D de produtos cosméticos e de cuidado e prevenção à saúde, é importante para o sucesso do projeto, pois garante e torna ágil o lançamento de produtos oriundos de pesquisa científica nacional para o mercado.

A plataforma tecnológica de produtos à base de nióbio tem o potencial de gerar uma gama de produtos com grandes diferenciais de mercado, com eficácia muito superior ao que há disponível aos consumidores e com segurança toxicológica comprovada.

A YEVA projeta um cronograma de lançamento de produtos à base de nióbio nas áreas dermatológica, odontológica, de antissepsia corporal e desinfecção de ambientes para 2020 e 2021.

A empresa possui a experiência de colocação de produto nanotecnológico inovador, desenvolvido em Universidade Brasileira, no mercado, como foi com o SANCTIO Nanoformulação Antiqueda Capilar.  Conta também com relacionamento com as principais redes de drogarias, supermercados e marketplaces no Brasil, e toda a estrutura comercial, operacional e logística para venda e pós-venda dos produtos.