Com a missão de estimular organizações e firmar parcerias nos setores público e privado, estivemos presentes na Feira Hospitalar 2023, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio.
O evento realizou a sua edição especial de 30 anos e homenageou na abertura a sua idealizadora, a Dra. Waleska Santos. Vanessa Silva da Silva, Presidente Executiva da ANBIOTEC Brasil, representou no palco de abertura a área de Biotecnologia, ao lado de importantes nomes da área da saúde no Brasil e do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas.



Fizemos questão de estar mais uma vez com nossa Ilha de Empresas e o Business Lounge para promover o diálogo e os negócios entre nossos associados e o ecossistema de biotecnologia mundial. A nossa presença em feiras como a Hospitalar traduz o impacto da associação como um ponto de encontro da inovação, demonstrando as capacidades do setor como um todo e de eventos de peso para a saúde e a biotecnologia, como é o caso da Hospitalar.
Janice Koepp, CEO e co-fundadora da Biocelltis Biotecnologia, compartilha: “a feira Hospitalar favorece o networking, a parceria e a conversa de possíveis desenvolvedores de novos produtos ou, até, o licenciamento de patentes”.
Vanessa Silva participou também, no dia 26 de maio, da homenagem realizada à Dra. Margareth Dalcomo, pesquisadora sênior da Fiocruz, que recebeu o “Prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano”. Dalcomo, foi reconhecida por sua atuação no combate à pandemia, sendo que seu trabalho e comprometimento com a saúde foram essenciais para enfrentarmos o desafio global da Covid. Como pneumologista, Dra. Margareth tem guiado equipes médicas e oferecido um suporte vital para pacientes e suas famílias.
Após a homenagem, Vanessa teve oportunidade de conversar com o Dr. Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista e ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também apoiou as ações de enfrentamento a Covid 19.




4° Fórum de Inovação ANBIOTEC Brasil
Durante a Hospitalar, realizamos o 4º Fórum de Inovação ANBIOTEC Brasil, reunindo grandes nomes do mercado biotecnológico para apresentar resultados e perspectivas para os anos futuros, em 2 dias de intensa discussão.
No dia 23 de maio, trouxemos importantes players da área da saúde para discutir sobre a temática “Levando acesso à saúde de qualidade a milhões de brasileiros: Novos pilares para o desenvolvimento sustentável da cadeia de saúde do Brasil com Biotecnologia e Inovação”.
Na abertura, Vanessa Silva recebeu a Presidente e fundadora da Hospitalar, Waleska Santos, e Eduardo Paes de Barros, Diretor do Portfólio de Saúde da Informa Markets Latam, promotora e organizadora da Hospitalar.

No primeiro painel, “Políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de produtos e insumos estratégicos em saúde no Brasil”, Vanessa Silva recebeu Diego Eugenio Pizetta (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC), Bruno Portela (Advocacia Geral da União – AGU) e Rodrigo Souza Leite (Ministério da Saúde).
Foi uma conversa muito interessante e Rodrigo Leite, representante do Ministério da Saúde, abordou que “nós estamos no melhor momento para o desenvolvimento do ecossistema de biotecnologia no Brasil. A agenda do complexo econômico industrial da saúde é uma das prioridades do governo.”
E Bruno Portela, completa que “as políticas públicas na área da saúde no Brasil devem ser formuladas e suportadas por instrumentos jurídicos que busquem adensar as cadeias produtivas, prestigiando soluções sustentáveis e inovadoras em parcerias e compras públicas de inovação envolvendo a comunidade científica e, assim, o setor privado nacional e estrangeiro”.

Já no segundo painel, “Abastecendo a cadeia nacional de saúde com Biotecnologia, inovação, segurança e eficácia”, Patrícia Vilela, da In Vitro Diagnóstica, e Janice Koepp, da Biocelltis Biotecnologia, receberam Augusto Geyer, Gerente Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Marcelo Medeiros, Coordenador da Coordenação-Geral de Metrologia em Biologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, Agnaldo de Almeida Dantas, Analista de Inovação do SEBRAE NACIONAL e Dr. Marco Aurélio Krieger, Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ.
Para Patricia Vilela, que também é Diretora de Assuntos Regulatórios da ANBIOTEC BRASIL, participar do debate é de suma relevância: “minha expectativa é o início da união entre governo, empresas e academia, para que possamos ter, cada vez mais, a inovação e a biotecnologia incorporadas em nossas empresas”. E Augusto Geyer complementa, falando que achou interessante o fato da “Anbiotec reunir uma série de interessados e pessoas com envolvimento na cadeia produtiva, reguladores e o estímulo à produção; esse cenário traz um ambiente muito positivo para que as empresas de biotecnologia desenvolvam conhecimentos para a colocação de produtos no mercado com segurança e qualidade”.

E para fechar, nosso Vice-Presidente Paulo Soares mediou o painel “Alianças para a sustentabilidade da cadeia produtiva de saúde do Brasil”, com a presença de Igor Manhães Nazareth (EMBRAPII), André Limp (ApexBrasil), Igor Ferreira Bueno (FINEP) e Jan Eichbaum (Cônsul Honorário do Grão Ducado de Luxemburgo em São Paulo e da ENRICH).
Para Jan Eichbaum, é “ (…) por meio de associações, que as empresas devem se unir em busca de mais recursos, aproveitando a inteligência de mercado e os recursos financeiros do “sócio inteligente” que não contribui apenas com dinheiro, mas também com conhecimento estratégico.”

No final do primeiro dia do Fórum, firmamos um acordo de parceria com a Inatel. Carlos Nazaré, Diretor da Inatel, falou conosco sobre a importância da cooperação entre a biotecnologia e sua instituição: “hoje, se nós olharmos, não só o desenvolvimento de novas soluções de biotecnologia no mundo, mas também o processo que acompanha a produção, muitos se necessitam de conectividade, de inteligência artificial, de rastreabilidade. E tudo isso pode ser feito através de tecnologia da informação e comunicação. Nos últimos anos, temos visto que a indústria farmacêutica trabalhou muito nesse aspecto e acreditamos que, com o 5G, com a internet das coisas e com a rastreabilidade de dados, usando a inteligência artificial, conseguimos fazer a transformação digital, trazendo ganho de produtividade e possibilidades de interação entre indústrias. (…) Essa necessidade de interoperabilidade entre a indústria de biotecnologia pode dar-se de forma muito mais segura para os mercados nacional e internacional, através da conectividade de tecnologia da informação e comunicação”.

Também firmamos acordos para fortalecer a indústria nacional de Biotecnologia, utilizando a ciência, a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação das Universidades Brasileiras com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Renorbio (Rede Nordeste de Biotecnologia).

E finalizamos esse dia com uma homenagem especial aos fundadores da associação e a todos os nossos associados.


Já no segundo dia, 25 de maio, com a temática “Conheça a Rede ANBIOTEC Brasil: Inovações e tendências do setor brasileiro de Biotecnologia”, contamos com a participação de nossas empresas associadas.
Marcio Henrique Arndt, CEO e fundador da Enzytec Biotecnologia, apresentou todo o setor de desenvolvimento de produtos e as perspectivas de comunicação com o mercado atual; além disso, houve a exposição da nova linha de reagentes e equipamentos para diagnósticos in vitro, resultado de um processo que engloba desde a pesquisa de mercado até o lançamento do produto.
Já Magdalena Brendel Rizzo, Gerente Sênior Global da NSF International, ressaltou a importância das questões regulatórias e como uma boa análise, realizada por meio da inteligência regulatória, acelera o registro dos produtos ao focar em exemplos de como trabalhá-los com dados clínicos.
Também participaram:
Dr. Fred Bernardes Filho, da Bioclin Quibasa: “Teste Rápido Inovador para Hanseníase na Prática Clínica: Oportunidades e Desafios”
Janice Koepp, da Biocelltis: “Projeto Artskin: Biocurativo Avançado para Tratamento de Queimaduras de 2° e 3° Grau “
Valéria Andrade, da Celer Biotecnologia: “Importância do Diagnóstico Rápido das Infecções Respiratórias”
Rubens Lodi, da Nova Biomedical: “Como Testes na Point of Care (POC) podem mudar a Experiência do Paciente”
Marcelo Vargas, do Grupo ONMNIA: “Cadeia de Valor – Hub de Saúde – One Stop Shop”.









Confira a repercussão do Fórum de Inovação ANBIOTEC Brasil na mídia aqui.
Novidades apresentadas por nossos associados na Feira Hospitalar
Além de ser um ponto de encontro estratégico para conversas e apresentações, a Feira Hospitalar também é um importante veículo de exibição de novos produtos e tecnologias nos estandes. Em nossa Ilha de Empresas, tivemos como expositoras a Celer Biotecnologia, Enzytec Biotecnologia, Grupo ONmnia (GT Group, Vida Biotecnologia e Renylab), In Vitro Diagnóstica, Nova Biomedical e NSF Internacional. E em nosso Business Lounge, também participaram Biocelltis, Bioclin Quibasa, CMOS Drake, Molecular Biotecnologia e TUVNORD.



Mateus Campos, Gerente-Geral da Nova Biomedical, ressalta a relevância de participar de uma plataforma como a Feira Hospitalar: “todas as oportunidades que nós temos de nos comunicar com o mercado e de estabelecer vínculos com clientes e parceiros é sempre muito bem-vindas, ainda mais num evento dessa magnitude e importância, com a qualidade de público facilitada pela ANBIOTEC”.
O Grupo ONMNIA, segundo Marcelo Vargas, Diretor Comercial e Marketing, trouxe algumas novidades para o evento: a hemocultura automatizada, um lançamento da Renylab e o HPLC.
E a In Vitro Diagnóstico levou uma série de novidades, adaptadas para o mercado brasileiro, para atender às demandas dos pequenos e médios laboratórios, contou o Diretor Paulo Soares.
Novas ferramentas e métodos tecnológicos estão sendo empregados no desenvolvimento de produtos e serviços para a área da biotecnologia, reunidos na Feira Hospitalar para apresentar as perspectivas de inovação dos anos recentes para impulsionar o setor de maneira generalizada.
Com isso, o que se constata é o pioneirismo dos associados ANBIOTEC Brasil e a capacidade de acelerar o crescimento do mercado brasileiro por meio da inovação, atuando junto a institutos públicos e privados de pesquisa para demonstrar a potência das empresas nacionais.
“Temos orgulho de sermos protagonistas em nosso país na defesa e no fortalecimento da Bioeconomia Brasileira, entregando à população brasileira produtos de alta tecnologia, qualidade e segurança.”, compartilhou Vanessa Silva, nossa Presidente Executiva.
Assim, a ANBIOTEC Brasil situa-se como um ponto focal na Feira Hospitalar por congregar grandes nomes da biotecnologia em sua Ilha de Empresas e no 4º Fórum de Inovação ANBIOTEC Brasil, um espaço de debates e encontros estratégicos.
Quer ver todas as fotos do evento? Clique aqui e acesse! Compartilhe em suas redes sociais e não esqueça de marcar a @anbiotecbrasil
A ANBIOTEC atua no desenvolvimento colaborativo
A Feira Hospitalar é um evento completo, uma plataforma importante para que agentes da área da saúde e biotecnologia possam se encontrar e compartilhar ideias, resultados e objetivos pertinentes ao escopo de trabalho.
Por isso, estar presente no evento para nossos associados é uma oportunidade de aprendizado e atualização sobre as tecnologias desenvolvidas para as atividades da área, contemplando avanços recentes, tendências para o futuro e a práticas adotadas no âmbito biotecnológico. E isto faz parte dos propósitos da ANBIOTEC Brasil, promover diálogos e o crescimento da área.
É com um olhar atento às necessidades do mercado brasileiro e estrangeiro que oferecemos espaço para que empresas do setor de saúde, vida e biotecnologia sejam impulsionadas, alcançando um ambiente fértil para a troca de ideias e conhecimentos que transformam o país.
O resultado é um grupo forte e com mais de 50 associados, movimentando sua presença no mercado a partir de incentivos e benefícios, como a participação na Feira Hospitalar!
Clique aqui e conheça a ANBIOTEC Brasil e nossas frentes de atuação em diferentes segmentos de mercado.
Faça parte dessa rede de inovação: seja ANBIOTEC Brasil!