Mais de dez iniciativas englobam pesquisa, inovação e soluções inovadoras para conter os efeitos gerados pela pandemia.
Diante das incertezas econômicas e sanitárias geradas pelo COVID-19 o Sebrae lançou neste mês uma série de editais de financiamento público. Todos eles visam desenvolver medidas rápidas com foco em novos negócios e assim enfrentar a pandemia diante desse novo cenário.
Dentre elas, destacam-se apoio às startups. Exemplo disto: é o caso da Embrapii ( Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que liberaram, no último 20, dois milhões para desenvolvimento de soluções tecnológicas para conter a disseminação do vírus em todo território nacional. A expectativa é que entre contrapartidas e outros recursos cheguem até dez milhões.
Apoio às iniciantes
Até mesmo, startups em fase inicial, foram abrangidas pela estratégia. A única prerrogativa é ter como foco o enfrentamento e desdobramentos da doença. A inscrição, inclusive, foi simplificada e é feita por meio de um formulário.
Treinamento gratuito
O momento de crise abre novas oportunidades, é o que afirmam especialistas. Por essa razão, o Sebrae criou o programa startup machine: inovando na crise. A ideia é oferecer todo suporte às microempresas no sentido de:
- Contenção de gastos;
- Atendimento ao cliente;
- Entrega de valor;
- Plano de ação;
- Posicionamento e marketing.
Desafio do bem
Sabe-se que há alta demanda por ventiladores mecânicos em todo mundo. No Brasil, não é diferente e a chance de faltar equipamento adequado para todos pacientes infectados é preocupante. Por isso, ações que preveem fabricação e manutenção de equipamentos de baixo custo são bem-vindas. Destaca-se, nesse caso, impressoras 3D e máquinas CNC. Assim como: computadores e smartphones e Arduínos. Pensando nisso, foi lançado o Desafio Code Life Ventilator, sendo que as três ideias eleitas serão premiadas. E compartilhadas gratuitamente com todos interessados.
Plataforma superpoderosa
Outra iniciativa criada foi a plataforma Open startups que reúne membros de empresas, governos e startups. Sendo que todos poderão lançar propostas para enfrentar a pandemia. Empresas do mundo inteiro apoiaram o projeto.
Até o momento as ideias lançadas abordam a doença sob a perspectiva:
- Trabalho home office;
- Saúde e tratamentos;
- Varejo comércio e logística;
- Educação e informação;
- Entretenimento e cultura;
- Mobilidade;
- Serviços para terceira idade sem sair de casa;
- Acesso a insumos laboratoriais;
- Saúde mental;
- Gestão financeira.
Chamada de Cases
A Chamada de Cases de Startups- Inova (Agência de Inovação da Unicamp) tem o objetivo de mapear soluções de startups, principalmente, com as empresas filhas da Unicamp, formada por ex-alunos. Uma análise será feita em relação às mudanças de estilo de vida pessoal ou profissional, tratamento diagnóstico e campo de prevenção. Ideias inovadoras serão recebidas nesse processo e a inscrição é feita por meio de um formulário.
Desafio de Soluções Inovadoras
A Sai do Papel juntamente com o Programa Startup Rio e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (SECTI) do RJ lança o desafio “Soluções ao COVID-19”, uma ação que tem o objetivo de incentivar soluções rápidas e viáveis no combate aos problemas causados pela pandemia. Essas soluções serão desenvolvidas a partir de mentorias, conexões estratégicas e divulgação junto à comunidade.
Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologias
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) juntamente com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) publicou um edital para que microempresas, pequenas empresas e empresas de pequeno porte possam apoiar atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica para empresas que tenham conduzido pesquisas que resultaram em novas tecnologias ou produtos inovadores.
Propostas de Pesquisa
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) apoia pesquisas de curto prazo com contribuições que possam ser efetivamente inseridas no mercado para a superação da situação emergencial, como também, caminhos para a prevenção.