Comitê de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para o Mercado da ANBIOTEC Brasil se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 7 de maio, para tratar, dentre outros temas, sobre a consolidação do ambiente de inovação em Biotecnologia no Brasil.
O diretor de Relacionamento PD&I–Mercado da ANBIOTEC Brasil, Marcel Martins, foi quem conduziu a primeira reunião do grupo que também tem entre seus objetivos integrar cada vez mais toda a cadeia nacional de Biotecnologia e Ciências da Vida. “A proposta do comitê é promover ações consistentes de integração do setor da pesquisa científica com o setor industrial, para que soluções altamente tecnológicas que se encontram na fronteira do conhecimento possam transitar mais facilmente entre academia e mercado”, afirmou Marcel.
Janice Koepp (Biocelltis Biotecnologia) propôs a realização de eventos como maratonas de inovação para aproximar pesquisadores de empresas e novas parcerias na região Sul do Brasil. “Precisamos desenvolver atividades que despertem o interesse de alunos e pesquisadores nas empresas e vice-versa e levar a ANBIOTEC Brasil para as universidades e centros de pesquisa e incubadoras”, argumentou Janice.
Para Joel Passos (Nanonib) um dos pontos que podem ser mais discutidos pelo comitê é a interface com a cadeia produtiva e os órgãos de regulação, como a Anvisa. Para ele, é necessário que haja maior integração sobre a regulação existente e o que ainda precisa ser regulado. “Acredito que esse diálogo será importante para termos conhecimento do que está sendo produzido pela cadeia e o que os órgãos de regulação já tem definido sobre os temas”, sugeriu Joel.
Próximas reuniões
As reuniões do Comitê de PD & I – Mercado da ANBIOTEC Brasil ocorrem sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Para participar e saber tudo o que é destaque na área, basta ser associado e solicitar a participação através do e-mail [email protected]