Anbiotec

Bioeconomia pode ser a saída para a crise da indústria brasileira

A saída para o desenvolvimento do setor industrial brasileiro pode passar pela bioeconomia. A expectativa é da Confederação Nacional da Industria (CNI), que publicou nesta terça, 10 de novembro, um estudo sobre o novo segmento produtivo. Ao apresentar o documentoa instituição tem o objetivo de alertar e estimular iniciativas inovadoras e, também, contribuir para que agentes governamentais e privados possam se preparar para o que já é considerada a nova revolução industrial.

O documento é dividido em capítulos que tratam dos diversos conceitos sobre o assunto; do valor tangível da natureza; das políticas públicas específicas no Brasil e no mundo; da regulamentação da propriedade intelectual e do acesso à biodiversidade; da geração de energia a partir da biomassa; da produção de commodities químicas e moléculas de alto valor amazônia agregado; e, por fim, formula um conjunto de recomendações para impulsionar essa agenda no Brasil.

Os pontos levantados buscam colocar a bioeconomia como pilar da reindustrialização do país, a partir da ciência, tecnologia e inovação, tornando possível a substituição dos combustíveis fósseis e o desenvolvimento sustentável de uma nova plataforma para gerar empregos e renda. O estudo também aponta as leis e marcos regulatórios já existentes (Marco Legal da Biodiversidade, Lei de Biossegurança e Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação ) e que facilitam a implementação dessa nova política industrial.

Clique aqui para acessar o documento integral