Anbiotec

Anvisa: adesão a órgão de inspeção facilita registro de vacina

Tuesday, December 01, 2020

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi admitida como membro do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S), uma iniciativa internacional de investigação farmacêutica que conta com 53 países-membros, entre eles Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

Segundo o órgão, a admissão facilita a troca de informações entre os países, reduzindo o tempo de análise de produtos, o que pode contribuir para acelerar o processo de certificação da vacina contra a covid-19. “Isso nos coloca em pé de igualdade com o mundo, garantindo produtos de maior qualidade à nossa população, além de facilitar a exportação”, afirmou a diretora Meiruse Souza Freitas durante a 22ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada nesta terça-feira (1º).

“Essa admissão ganha ainda maior importância neste ano de incerteza, medo e dúvida materializados em infecção viral que tentamos controlar. Num momento em que os servidores da Anvisa são colocados à prova”, ressaltou o diretor-presidente Antonio Barra Torres.

A credibilidade da Anvisa foi questionada quando a agência suspendeu os testes da vacina CoronaVac no Brasil após um voluntário que participava dos estudos ter morrido de causa não relacionada aos testes.

“Com a aprovação da Anvisa no PIC/, S, outras autoridades podem reconhecer uma certificação da vacina quando concedida pela Anvisa, ou seja, facilitar o processo em outros países e também facilita acordos de confidencialidade, bilaterais e multilaterais”, ressaltou a agência.

Com informações da Anvisa