Potencializar o ecossistema de inovação em Pernambuco incentivando e fortalecendo o empreendedorismo e a cadeia do setor de biotecnologia. Essa é o objetivo do acordo de cooperação técnica que será assinado, de forma remota pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), na próxima terça-feira (27), entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec Brasil).
O acordo vai articular a relação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia, e promover o desenvolvimento de projetos para transferência e difusão de tecnologias, além de potencializar o ecossistema e o empreendedorismo local com a qualificação profissional e aceleração de startups de biotecnologia em Pernambuco.
“Queremos implementar um modelo que auxilie o empresário e pesquisador desde a captação de recursos para custeio e investimentos nos projetos à constante inovação e modernização do setor. Esse acordo com a Secti vai promover e incentivar a geração de novos produtos, processos e serviços em nosso setor”, explicou a presidente da Anbiotec Brasil, Vanessa da Silva.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Anbiotec Brasil e a Secti inicia a série de ações que a associação planeja em 2021 para promover os produtos e serviços desenvolvidos por empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida. As iniciativas realizadas com parceiros locais, promoverão o fortalecimento do ecossistema de inovação em todo o país, e vai incentivar o empreendedorismo no setor de Biotecnologia.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, acredita que os resultados obtidos a partir do acordo com a Anbiotec Brasil contribuirão para a formação e qualificação de profissionais necessários para atender as demandas do ecossistema de biotecnologia do Estado de Pernambuco, além de promover o intercâmbio dos recursos humanos para a execução de atividades conjuntas de pesquisa científica. “Vamos fortalecer a indústria local e atrair a indústria nacional de Biotecnologia e Ciências da Vida ao Estado de Pernambuco, com as melhores práticas de competitividade”, destacou ele.
O evento será transmitido via internet pelo canal do Youtube da Anbiotec Brasil no dia 27 de abril e poderá ser acompanhado neste link. Interessados em participar do evento podem assinar as notificações de nosso canal.
Agenda 2030/ONU e Qualificação Profissional
Os projetos e iniciativas apoiados estarão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), entre os quais, construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, acredita que os resultados obtidos a partir do acordo com a Anbiotec Brasil contribuirão para a formação e qualificação de profissionais necessários para atender as demandas do ecossistema de biotecnologia do Estado de Pernambuco, além de promover o intercâmbio dos recursos humanos para a execução de atividades conjuntas de pesquisa científica. “Vamos fortalecer a indústria local e atrair a indústria nacional de Biotecnologia e Ciências da Vida ao Estado de Pernambuco, com as melhores práticas de competitividade”, destacou.
Resumo da notícia:
• QUANDO: Dia 27 de Abril às 10h
• O QUÊ: Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica em Biotecnologia
• QUEM: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco e Anbiotec Brasil
• POR QUE: Fortalecer a cadeia de pesquisadores e instituições de Biotecnologia e Ciências da Vida
• ONDE: Via Youtube da Anbiotec